Champix (Tartarato de Vareniclina) sem receita em Portugal
4.84 / 171

Champix (Tartarato de Vareniclina) sem receita em Portugal

4.84 / 171

Champix é um medicamento anti-tabagismo para adultos.

Cada comprimido contém 0,5 mg ou 1 mg de varenilina (como tarenato de varenilina 0,85 mg ou 1,71 mg, respectivamente). Na forma de comprimidos, ou melhor, em cápsulas, Champix é produzido por uma empresa alemã bem conhecida, a Pfizer. Destinam-se ao tratamento do vício da nicotina.

89.92€ 94.42€

Como é que Champix funciona?

Durante o tratamento com Champix

  • o desejo de fumar é reduzido
  • o prazer físico de fumar é reduzido
  • o paciente é capaz de parar lentamente
  • a síndrome da abstinência é reduzida

Champix não contém nicotina, ao contrário de muitas drogas semelhantes.

Farmacologia clínica

A droga para o tratamento do vício da nicotina Champix. A vareniclina liga-se com alta afinidade e selectividade aos receptores de acetilcolina nicotínicos no neurónio α4β2, para o qual é um agonista parcial, ou seja, exibe agonismo simultâneo (mas em menor grau do que a nicotina) e antagonismo na presença de nicotina.

A eficácia do medicamento no tratamento da dependência da nicotina está correlacionada com o agonismo parcial da vareniclina em α4β2 nicotinic receptors. A ligação de Champix a estes receptores reduz a vontade de fumar e a síndrome de abstinência (actividade agonista) e leva simultaneamente a uma redução do efeito de obtenção do prazer de fumar e depois à formação de dependência, bloqueando a interacção da nicotina com os receptores α4β2 (actividade antagonista).

Onde comprar Champix online em Portugal?

Se estiver à procura de varenicline a um preço melhor, recomendamos-lhe que encomende na Internet. As farmácias públicas estão a tornar-se menos populares devido aos seus preços elevados. Os proprietários de farmácias locais não podem oferecer bons preços aos seus clientes, uma vez que têm de cobrir os custos de aluguer e os salários dos farmacêuticos todos os meses. É preciso menos dinheiro para manter uma farmácia na Internet. Farmácias online como a nossa good-health.net trabalham directamente com fabricantes Champix e podem oferecer aos clientes preços baratos e vender produtos com receita médica e consulta médica online gratuita.

COMO TOMAR CHAMPIX

Antes de tomar Champix, o paciente deve determinar o dia da desistência. A medicação deve ser tomada 1 a 2 semanas antes desta data. A duração do tratamento é de 12 semanas. Para pacientes que tenham deixado de fumar com sucesso até à 12ª semana, pode ser realizado um tratamento adicional com o medicamento na dose de 1 mg duas vezes por dia durante 12 semanas. O comprimido deve ser engolido inteiro com água. A droga pode ser tomada com ou entre as refeições. O tratamento será mais eficaz em pacientes que estejam motivados a deixar de fumar e que utilizem ajuda e apoio adicionais. Ao utilizar produtos anti-tabaco, o risco de retomada do tabagismo aumenta imediatamente após o fim do tratamento. Se este risco for elevado, é possível uma redução gradual da dose.

Dosagem

A probabilidade de sucesso do tratamento para deixar de fumar aumenta nos doentes que estão motivados para deixar de fumar e que recebem aconselhamento e apoio adicionais. Champix é tomado internamente independentemente da comida. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros com água. O tratamento com Champix deve ser iniciado 1 a 2 semanas antes da data de desistência escolhida pelo paciente. Em alternativa, o paciente pode começar a tomar o medicamento e deixar de fumar entre 8 e 35 dias de tratamento com Champix.

A dose recomendada é de 1 mg duas vezes por dia com ajuste de dose de acordo com o horário na tabela.

Dia da administração - Dosagem

  • 1-3 dias - 500 mcg 1 hora / dia
  • 4-7 dias - 500 mcg duas vezes por dia
  • desde o 8º dia - até ao final do tratamento 1 mg duas vezes por dia.

Se ocorrerem efeitos secundários, a dose pode ser reduzida temporária ou permanentemente.

A duração do tratamento é de 12 semanas. Os pacientes que deixaram de fumar com sucesso na semana 12 são convidados a continuar o tratamento com um medicamento na dose de 1 mg duas vezes por dia durante 12 semanas.

Para pacientes que não possam ou não queiram abster-se de fumar, pode ser considerada uma abordagem gradual com tratamento em varenilina. Neste caso, o tabagismo deve ser reduzido no prazo de 12 semanas após o tratamento e parado no final deste período. Posteriormente, os pacientes devem tomar vareniclina por mais 12 semanas, para que a duração total do tratamento seja de 24 semanas.

Para pacientes com insuficiência renal leve (CK> 50 ml / min e ≤ 80 ml / min) e moderada (CK> 30 ml / min e ≤ 50 ml / min), não é necessária qualquer correcção de dose. Em pacientes com insuficiência renal moderada que não são tolerantes aos efeitos adversos de Champix, a dose diária pode ser reduzida para 1 mg uma vez/dia.

Para pacientes com insuficiência renal grave (CC < 30 ml/min), a dose recomendada de Champix é de 1 mg uma vez por dia. O tratamento começa com uma dose de 500 μg uma vez por dia, que é reduzida para 1 mg uma vez por dia após 3 dias. Devido à falta de dados clínicos sobre a utilização de Champix em doentes com doença renal em fase terminal, o medicamento não é recomendado para estes doentes.

Os pacientes com regulação da dosagem hepática deficiente não são obrigados.

Para pacientes idosos, não é necessário o ajuste da dose. Nesta categoria de pacientes, a probabilidade de disfunção renal é maior e é, portanto, aconselhável avaliar isto antes de iniciar o tratamento.

CONTRA-INDICAÇÕES

  • Sensibilidade individual aos componentes da droga.
  • Champix não pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação.
  • O medicamento não é recomendado para crianças e adolescentes em doses até aos 18 anos de idade, uma vez que não existe informação suficiente sobre a sua segurança e eficácia neste grupo etário.
  • Não utilize Champix se for hipersensível aos seus ingredientes.

Instruções especiais

Efeitos da cessação do tabagismo: As alterações fisiológicas associadas à cessação do tabagismo em doentes tratados e não tratados com varenina podem levar a perturbações na farmacocinética e farmacodinâmica de alguns medicamentos, o que pode exigir um ajustamento da dosagem (por exemplo, teofilina, warfarina e insulina). Fumar aumenta a actividade do CYP1A2, pelo que a cessação do fumo pode resultar num aumento dos níveis de substratos de CYP1A2 no plasma.

A cessação do tabagismo com ou sem terapia medicamentosa tem sido associada à exacerbação de doenças psiquiátricas (por exemplo, depressão). A prudência deve ser exercida em pacientes com antecedentes de distúrbios psiquiátricos. Os doentes devem ser avisados da possibilidade de exacerbação destas condições ao deixarem de fumar.

A experiência com a utilização de Champix em pacientes com epilepsia não é conhecida. A descontinuação de Champix após tratamento em 3% dos pacientes foi acompanhada por um aumento da irritabilidade, desejo, depressão e/ou insónia. O médico deve informar o doente da possível ocorrência de tais reacções e considerar a possibilidade de afinar a dose.

Efeito sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

A vareniclina tem um efeito ligeiro a moderado na capacidade de condução e utilização de tecnologia complexa. CHAMPIX pode causar vertigens e sonolência e assim afectar a capacidade de conduzir e operar maquinaria complexa. Os pacientes são aconselhados a evitar conduzir um carro, utilizar tecnologia sofisticada ou envolver-se em outras actividades potencialmente perigosas até que tenham avaliado a sua resposta ao medicamento.

EFEITOS LATERIAIS

Sintomas que podem ocorrer durante a cessação do tabagismo com ou sem tratamento

  • disforia
  • depressão
  • insónia
  • irritabilidade
  • frustração ou raiva
  • ansiedade
  • dificuldade de concentração
  • ansiedade
  • diminuição do ritmo cardíaco
  • aumento do apetite ou ganho de peso.

Overdose

Não foram relatados casos de overdose com Champix.

Gravidez e aleitamento materno

Não foram realizados estudos adequados e rigorosamente controlados sobre a segurança de Champix na gravidez, pelo que o uso da droga está contra-indicado.

Não se sabe se a vareniclina é excretada no leite humano. Se for necessário usar o medicamento durante a amamentação, a amamentação deve ser interrompida.

INTERACÇÕES

Não foram identificadas interacções clinicamente significativas da vareniclina com outros medicamentos. Não é necessária a correcção de uma dose de vareniclina ou dos fármacos listados abaixo com aplicação simultânea. Estudos in vitro sugerem que Champix não altera a farmacocinética dos medicamentos que são metabolizados pelo citocromo P450 isoenzymes. Como a eliminação da vareniclina é inferior a 10% devido ao seu metabolismo, as substâncias que afectam a actividade deste sistema enzimático são pouco susceptíveis de influenciar a farmacocinética da vareniclina e, portanto, não é necessário ajustar a dose de Champix®.

A vareniclina em concentrações terapêuticas não inibe o transporte de proteínas renais nos seres humanos. Por conseguinte, não se espera que a vareniclina influencie a farmacocinética dos medicamentos excretados por secreção renal (incluindo metformina).

Metformin

Champix® não influencia a farmacocinética da metformina. A metformina não afecta a farmacocinética da vareniclina.

Cimetidina

A cimetidina provoca um aumento de 29% na AUC de varenilina devido a uma diminuição da depuração renal.

Digoxin

A vareniclina não afecta a farmacocinética de estado estável da digoxina.

A vareniclina não altera a farmacocinética da varfarina e não afecta o tempo de protrombina (MHO). A cessação do fumo pode resultar em mudanças na farmacocinética da warfarin.

Álcool

Os dados sobre o uso concomitante da vareniclina e do álcool são limitados.

Bupropiona

A vareniclina não afecta a farmacocinética em estado estável da bupropiona.

Terapia de substituição de nicotina (NRT)

Com a utilização simultânea de adesivos contendo vareniclina e nicotina, foi observada uma diminuição significativa da tensão arterial sistólica média (em 2,6 mm Hg) nos fumadores no último dia do estudo durante 12 dias. Ao mesmo tempo, a incidência de náuseas, dores de cabeça, vómitos, tonturas, dispepsia e fadiga foi maior com o tratamento combinado do que com o NRT.

A segurança e eficácia de Champix em combinação com outros medicamentos anti-tabagismo não foi estudada.

  • Verna Barclay

    Deixei de fumar em janeiro de 2022 depois de 17 anos de fumar cigarros e 2 anos de tentativa de deixar.

  • Felipe Terezinha

    Este ano fiz 40. As preocupações com a saúde fizeram-me parar de fumar subitamente. Depois comecei a fumar novamente, mas houve um pensamento obsessivo de que eu precisava de acabar com isto. Decidi experimentar um tratamento Champix de 3 meses. Há dois meses que tou a tomar comprimidos de 1 mg e deixei de fumar na 3ª semana. Não tive de enfrentar uma forte privação de nicotina, por isso não desisti de fumar.

  • João Freitas

    Foram precisas 2 tentativas. Levei 24 semanas para Champix e eventualmente consegui.

  • Victor Guerra

    É o remédio mais eficaz para deixar de fumar. Eu fumei durante cerca de 30 anos, nos últimos anos um maço por dia. Deixei de fumar na 7ª semana de utilização diária de Champix. Se quiser ver-se livre do vício da nicotina, experimente esto remédio, eu recomendo.

Os seus dados
Por favor votar:
Voto nosso site
Preço / Desempenho
Satisfação Envio
Recomendaçãon
Comentario:

Usando o site medicamentos-portugueses.com concorda com a nossa política de cookies.